Início > Análises > [Livro] A Pirâmide Vermelha

[Livro] A Pirâmide Vermelha

Título: A Pirâmide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca

Dessa vez quis ler algo mais dentro do mainstream, algo que esperava ser uma leitura mais leve e simples. E encontrei tudo o que pensava que encontraria. Do mesmo autor da série Percy Jackson e os olimpianos, Pirâmide Vermelha não sai da fórmula do sucesso adolescente que guiou a série de livros que a antecedeu, mas dessa vez com o panteão egípcio.

Temos a história de Carter e Sadie Kane, filhos de um renomado egiptólogo Julius Kane. A mãe dos dois morreu em uma situação misteriosa para as duas crianças, mas que teve como consequência a criação da menina por seus avós maternos, enquanto o menino vivia viajando constantemente com seu pai pelo mundo. Os dois só podiam se encontrar duas vezes por ano, e tudo começa em um desses encontros, que ocorre nas vésperas do natal Londrino. Mas o pai tinha planos maiores desse encontro, um plano que “iria deixar tudo como antes”, e nesse dia tão raro ele decide levar os filhos para ir no museu britânico, ver a pedra de roseta. Só que eles fazem mais do que apenas ver, e o pai surpreende as crianças ao começar a fazer um ritual mágico que termina explodindo a pedra.

Algo a mais sai de dentro da pedra além de seus pedaços, ocorrendo a liberação de antigos deuses egípcios, que prendem seu pai em um caixão e quase matam os dois, que são posteriormente resgatados por seu tio Amós, e começam a conhecer os segredos da casa da vida e dos magos egípcios que existem até hoje espalhados pelo mundo todo. É uma aventura divertida, com muitas viagens pelo mundo e pelas regiões dos mitos egípcios (Duat principalmente), combates com vários monstros mitológicos, magos ou mesmo outros deuses. Uma coisa que eu gostei é que ele não permaneceu com a mesma ideia de semideuses do Percy et alii, que não faria tanto sentido assim no outro panteão. Dessa vez os protagonistas são de linhagens sanguíneas dos faraós antigos, e fazem a magia usando seu esforço ou usar poderes dos deuses e mesmo serem possuídos por eles e assim aumentar muito seu poder (usar a magia dos deuses é uma prática proibida peles magos mais antigos do Egito, o que coloca os heróis em desacordo com os demais magos). Além da aventura e combates temos também investigações, conspirações, romance juvenil e claro, algumas piadas e muitas cenas em que a mitologia egípcia é explorada de formas novas.

A história tem um ritmo bom, é bem encaixada e tem várias situações legais. Mas falando sério, não passa de uma leitura casual. Ouvi uma pessoa se desdobrar em elogios sobre o autor, dizendo que ele escreve muito bem, etc. Não escreve mal, realmente, mas escrever bem eu não sei, por que a história não é profunda e muito menos complexa, e escrever bem uma coisa que é fácil de escrever não é exatamente um feito épico. Agora o livro tem seu valor por ser divertido e não exigir esforço na leitura. Ler esse livro é como assistir um blockbuster: você fica um par de horas aproveitando, e quando ele termina você vai no banheiro, come alguma coisa e só; sua vida continua da mesma forma.

P.S.: Estou esperando pela série que irá abordar a mitologia nórdica. Será que vai ter uma sobre mitologia mesopotâmica?

P.S.²: Estava precisando de algo assim. Percebi que li 10 livros esse ano e acho que estou começando a cansar de ler. Acho que estou ficando cansado de tudo.

Characters

Personagens principais do livro.

  1. Sora
    16/04/2012 às 5:21 pm

    quando vai ter um filme sobre o livro em? eu já li e já imagineicada cena de cada capítulo agora eu quero ver a cena desenhada da imaginação do autor

    • 17/04/2012 às 8:31 pm

      Ih, sei não… A série do Percy Jackson só teve o primeiro filme até hoje, não sei se vão começar outra série sem terminar a primeira; e olha que ela também fez sucesso.

    • Lucas
      30/04/2012 às 3:53 pm

      Oi,td bem?

      Eu também fiquei imaginando cada cena de cada capitulo e imaginei as personagens😀

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: