Início > Análises > [Livro] A Metamorfose & O Veredicto

[Livro] A Metamorfose & O Veredicto

Livro: A Metamorfose (Die Verwandlung), seguido de O Veredicto (Das Urteil)
Autor: Franz Kafka
Editora: L&PM

Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso.

E é assim que começa a famosa metamorfose. Impressionante como o autor foi direto, sem ficar querendo várias possíveis causas, buscando explicações, prolongando todo o processo de transformação ou mesmo dar uma margem de esperança. O enredo inteiro de um livro, escrito em uma frase. Ambas as histórias do livro são bem curtas, e tem uma forte semelhança.

A metamorfose lida com o dilema de um jovem que, antes arrimo familiar, passa a ser uma criatura que nem pode sair de seu quarto, e agora possui hábitos totalmente diferentes do normal e é incapaz de falar com as pessoas, embora as compreenda bem. Como viver sua vida depois de uma coisa dessas? Qual será a atitude das pessoas depois de descobrirem isso? No começo sua família tinha medo e uma certa pena dele, mas com o desenrolar do tempo, cuidar de um inseto monstruoso é bastante oneroso. Será que o fato deste inseto ser seu filho ou seu irmão mudaria alguma coisa?

O veredicto é ainda mais curto, e conta a história de Georg Bendeman, que mantinha um contato esporádico com um amigo que havia se mudado para a Rússia, e que não estava em boas condições lá. Para evitar magoá-lo ou entrar em assunto mais delicados, ele evitava falar de certos detalhes de sua vida e evitava tentar convencê-lo a voltar. Mas em uma de suas cartas, ele decide contar que iria se casar e que o estava convidando para a cerimônia. Mas antes de enviar a carta, ele decide contar isso para seu pai. A princípio o velho parecia meio bonachão, mas então ele sofre uma mudança de fúria, condenando seu filho pelas más atitudes, principalmente esse casamento que ele estava arranjando. Seu pai não aceitaria aquilo mais, e então, lhe dá seu veredito.

Os finais são trágicos, mas apresentados por um ponto de vista tão… Sarcástico (principalmente no primeiro) que acaba parecendo uma ironia quase inacreditável. As histórias possuem mensagens muito fortes, e interessantes. Quanto ao livro, só achei ligeiramente incômodo a profusão de notas de rodapé deixadas pelo tradutor. Claro que são interessantes, mas algumas delas (algumas tinham até mesmo spoilers) eram, por bem, descartáveis. Fora isso, um bom trabalho.

Obs: Apenas uma curiosidade, quase todas as ilustrações da metamorfose retratam Gregor como uma barata, mas pelas (poucas) informações contidas no livro, ele na verdade assumiu uma forma mais próxima a de um escaravelho.

Estava na dúvida se usava uma imagem mais macabra...

... Ou uma mais simpática.

  1. 11/05/2011 às 3:36 pm

    Li Kafka recentemente, incluindo a Metamorfose e Na Colônia Penal. Acho que o que me deixou mais desconfortável é o estilo do autor, que não faz questão em momento algum em explicar motivos ou explicitar a mensagem transmitida. Não entender a história em sua plenitude me deixou confuso e triste durante um dia inteiro.

  1. 13/07/2011 às 12:08 pm
  2. 19/11/2012 às 11:42 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: