Início > Aleatórios, RPG, Star Wars > [Drops] Mais Star Wars…

[Drops] Mais Star Wars…

Não estava totalmente satisfeito com o D20 saga, que estava (e na verdade ainda estou) usando no meu atual jogo de star wars. Apesar de ser um bom sistema, progressões de talentos, ataque, defesas, perícias etc realmente parecem incompatíveis, a quantidade de talentos é muito limitada e a forma que os poderes funcionam é um tanto quanto incerta. Logo resolvi testar outro sistema, no caso Mutantes e Malfeitores (M&M), sistema feito para campanhas de super-heróis.

Apesar de não gostar de histórias de super-heróis, o sistema tem seu valor por conseguir disponibilizar um portfolio de possíveis poderes absolutamente imenso, e ainda conseguir “resolver” o complicadíssimo problema de manter o equilíbrio mecânico em um jogo de super-heróis. É fácil notar que manter o jogo funcionando corretamente e sem incoerências quando os personagens podem voar, abrir portais dimensionais e soltar raios de energia cósmica pelos poros é um esforço hercúleo.

Agora eu coloquei entre aspas que o sistema resolveu este problema, por que a técnica utilizada por ele é na verdade uma baita gambiarra mal feita, sem nenhuma criatividade e que faz ainda menos sentido. Mas fuciona. E qualquer um que conheça a profissão de solucionador de problemas sabe que o objetivo real é fazer a budega toda funcionar, e você não pode ficar se dando ao luxo de esperar por uma súbita epifania hiper criativa e artística para resolver um problema pra ontem.

Mas o que eu estava procurando era “dar mais vida” aos personagens, com personalizações de poderes habilidades mais interessante e menos engessada, como são os sistemas D20 comuns. E consegui. Para evitar a perda de tempo de fazer fichas e assim agilizar o início do jogo, eu mesmo fiz as fichas e levei elas prontas. Algo que se faz necessário no caso do M&M, visto que fazer uma ficha nele é um absurdo de complexidade comparado com outros sistemas (pelo menos se você quiser fazer uma ficha boa).

Ou seja, o sistema chegou mais perto do que eu queria, com os jedis tendo os poderes necessários para serem chamados de jedis. Só tive um não jedi (achava que ia ter menos ainda), mas foi interessante. É legal que, como o sistema tenta equilibrar as coisas, não haviam muita desequilíbrio de poder entre jedis e não jedis (coisa que não acontece em outros RPG’s de Star Wars).

Tirando os problemas da mesa (eu esquecer e acabar pulando algumas partes da aventura, os jogadores terem que jogar com fichas prontas e consequentemente não conhecerem muito bem seus personagens e uma aventura ambientado nas guerras clônicas, que obviamente se focava mais em combate), o sistema pareceu ser melhor para meus objetivos. O problema de demorar para fazer fichas é algo contra-balanceado pela boa fluidez do jogo subsequente.

Ele pode usar o sabre de luz da cor que quiser...

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: