Início > Sem categoria > [Livro] Fábulas

[Livro] Fábulas

Título: Fábulas
Autor: Esopo (Αἴσωπος)
Editora: L&PM

 

A raposa e as uvas:

Uma raposa entrou faminta num terreno onde havia uma parreira, cheia de uvas maduras,cujos cachos se penduravam, muito alto,em cima de sua cabeça. A raposa não podia resistir à tentação de chupar aquelas uvas, mas, por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las. Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e disse:

– Estão verdes…

Moral: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança.

 

Mais um interlúdio, dessa vez algo mais leve e divertido. Esse livro é uma grande coleção de pequenas fábulas e alegorias que contam histórias sobre animais falantes, deuses e humanos, com o objetivo de dar alguma lição moral. Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos e perduram até hoje em suas mais diversas versões e adaptações.

Acho que todas as pessoas já ouviram pelo menos uma dessas fábulas, principalmente a história de “A Lebre e a Tartaruga” (o talentoso com preguiça perde para quem enfrenta a liça), ou então a história da raposa e as uvas acima. Hoje em dia é muito comum usar as fábulas para contar histórias para as crianças, mas é errado pensar que todas as fábulas são infantis.

 

As moscas:

Como o mel havia se derramado num celeiro, as moscas foram até lá para comê-lo. Como é possível viver sem essa delícia? Mas suas patas ficaram tão grudadas que não puderam mais voar, e assim morreram sufocadas, dizendo:

– Pobres de nós que morremos por um breve instante de prazer.

 

São MUITAS fábulas, todas elas bem curtas (a maioria ocupa meia página, ou até menos). Todas elas tentam ensinar uma lição moral, como ser sempre atento ou mesmo não ajudar pessoas más, por que isso boas ações não comovem seu coração maligno e então você será a próxima vítima, etc, etc…

 

Zeus e os seres-humanos:

Diz-se que os animais foram os primeiros a serem feitos. Uns se viram dotados pelo dom de força, outros de velocidade, outros ainda de uma par de asas. O homem, que permanecia nu, disse ao deus:

– Só eu não fui aquinhoado com nada.

Mas Zeus lhe respondeu:

– Não te dá contas do presente que lhe dei? No entanto, fostes tu quem recebeste o mais belo. Recebestes a razão, cujo poder é grande entre os deuses e os homens: Quem pode mais e quem é mais rápido?

Reconhecendo que tratava de um belo presente, o homem se inclinou e se afastou agradecido.

O deus honrou todos os homens com a razão, mas alguns não se dão conta da honra que lhes foi concedida e preferem invejar os animais, que não tem razão nem sentimento.

 

Os temas são mesmo variados, com algumas fábulas mesmo sendo meio… Politicamente incorretas (como falar que sapateiros e árabes são as pessoas mais mentirosas e ruins do mundo, etc). Tem até uma que parece ser uma versão “masculina-positiva” da caixa de pandora, em que Zeus fez um tonel com tudo de bom dentro, daí deixou com um homem, que curioso, abriu o tonel. Todas as coisas boas voaram de volta para o céu, restando apenas a esperança para a humanidade.

Enquanto eu lia notei que algumas fábulas eram praticamente iguais, mas nada que realmente atrapalhe, visto que elas são bem curtas. Mas de qualquer forma é uma divertida coleção de histórias para contar para as outras pessoas, ou usar em momentos propícios… Ou então apenas rir ou pensar de vez em quando.

 

O viajante e a verdade:

Num lugar deserto, um viajante encontrou uma mulher que estava sozinha e triste.

– Quem és tu? – perguntou ele.

E ela:

– A verdade.

– E por que abandonaste a cidade dos homens para viver nesta solidão?

– Foi por que antigamente só poucas pessoas mentiam; hoje a mentira está por toda a parte.

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: