Início > Análises > [Livro] Administração da Produção, de Nigel Slack et al.

[Livro] Administração da Produção, de Nigel Slack et al.

Título: Administração da Produção
Autores: Alan Harrison, Christine Harland, Nigel Slack, Robert Johnston, Stuart Chambers.
Editora: Atlas

Sim, resolvi fazer o review desse livro, afinal, tive que ler ele inteiro. Se trata da edição compacta de um livro base para disciplinas que versam sobre administração e/ou produção e seus afins. Ou seja, para matérias que são, em seu conteúdo, fáceis. E assim também é a leitura do livro, que é bastante clara e bem explicado, sem muitos problemas ou dificuldades. Ele também não possui nada realmente novo ou que seja difícil, é basicamente uma compilação de coisas que o bom-senso ensina, ou que caso seja encarado o problema, você acabe colocando os conceitos em prática mesmo sem ter lido o livro. Ou seja, é basicamente um documento normativo que ensina os jargões básicos da área.

É também um material introdutório, que dá informações sobre quase tudo o que se tem na área de administração da produção. E por essa mesma característica, não vai muito fundo nos tópicos. A edição completa possui uma quantidade muito maior de informação, mas mesmo assim acaba chegando à conclusão de que para chegar ao ponto mais substancial de um determinado assunto, é preciso, claro, ir para alguma literatura específica sobre o mesmo.

O livro é dividido em 4 partes: Introdução (onde são vistos aspectos gerais do livro e da produção, como a estratégia de produção), Projeto (de processos, de produtos, de arranjo físico, organização do trabalho, etc), Planejamento e Controle (Estoques, MRP, Just in Time, etc) e Melhoria (Qualidade, prevenção e recuperação de falhas, TQM). Ou seja, ele fala sobre muita coisa. Talvez o livro tivesse sido mais útil se tivesse sido em pontos mais iniciais do curso, onde seus tópicos abordados já não tenham sido vistos com mais profundidade em outras matérias.

Mas de qualquer forma, é uma boa leitura pois não é pesada e pode acabar sendo útil ou divertida, e o fato de ser fácil não a torna exaustiva. Na verdade, no último capítulo (Parte sobre melhorias, capítulo que explica o Total Quality Management – TQM) existe uma passagem que me fez rir muito:

 

DEFEITOS DELIBERADOS
Uma história que ilustra a diferença de atitude entre uma empresa TQM e outra não-TQM tornou-se quase uma lenda entre os proponentes TQM. Diz respeito a uma fábrica da IBM localizada em Ontário, Canadá. Ela encomendou um lote de componentes de um fornecedor japonês e especificou que o lote deveria ter um nível de aceitação de 3 peças defeituosas em cada 1.000. Quando as peças chegaram em Ontário, estavam acompanhadas por uma carta que expressava o espanto do fornecedor ao ser solicitado fornecer peças defeituosas junto com as peças boas. A carta também que havia sido muito difícil fabricar as peças defeituosas, mas que haviam conseguido. Essas 3 peças defeituosas por mil foram incluídas e embaladas separadamente para a conveniência do consumidor.

 

Visão geral dos conteúdos do livro

About these ads
CategoriasAnálises
  1. 14/01/2011 às 5:39 pm

    Melhor livro, melhor matéria, melhor professor.

  2. Marcia
    17/02/2011 às 1:40 pm

    Gostaria de saber se não existe uma versão para o professor deste livro. Onde estão as respostas das questões para discussão?

    • 18/02/2011 às 12:52 pm

      Saudações

      Eu sei que existe a versão completa deste livro, que possui uma quantidade muito maior de informações e é muito bom. Agora, não conheço nenhuma versão do professor, e não sou professor também, então creio que não possa lhe ajudar muito neste aspecto. Desculpe-me.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: